domingo, 20 de abril de 2008

Budapeste - resumo da obra

Romance escrito por Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque). Narrado em primeira pessoa, cuja personagem principal é um brasileiro da cidade do Rio de Janeiro que trabalha como escritor anônimo, compondo textos, discursos, diversos escritos e poemas, para pessoas que pagam por esses escritos colocando o nome deles como autoria dos mesmos.
Em uma viagem feita à Europa, o avião em que ele viaja é desviado para Budapeste e fica retido no hotel do aeroporto junto com os demais passageiros. Pelo noticiário fica sabendo que o avião fora isolado por que havia ameaça de bomba.
As noticias eram em húngaro, idioma que José Costa, o personagem narrador, não conhecia. Pelo fato de ser difícil para ele, tenta aprender o idioma a todo custo. Há varias idas e vindas do Brasil para a Hungria, incomodações com seu sócio do Brasil e com sua esposa, jornalista famosa, que acaba-se mudando para São Paulo por motivo de trabalho, o que o faz querer voltar para Budapeste.
Em Budapeste ele conhece Kriska a qual ensina o idioma para ele e depois de bastante tempo juntos acabam se entregando um ao outro, vivendo um tórrido romance. Ela é bastante liberal e ele não se acostuma a ter que dividi-la com outros homens. Porém, no final, o amor vence e acabam juntos. Ele está vivendo como clandestino no país e começa a trabalhar como escritor anônimo em uma sala no clube de Belas Letras onde vários escritores húngaros se reúnem. Acaba escrevendo uns sonetos para um escritor o qual lhe paga muito bem pelo seu silêncio. Mas, há uma reunião de escritores anônimos e José Costa é convidado. Todos lêem seus manuscritos e José lê seus sonetos e quem está na platéia é um escritor que tinha inveja dele. No seu relato, há suspeita de que tenha sido este escritor invejoso quem o tenha denunciado à Polícia Federal como clandestino e José Costa recebe a notícia de que deverá deixar o país e voltar para o Brasil.
Chegando ao Brasil, ele se hospeda em um hotel no Rio de Janeiro só que ele fica sem dinheiro e não tem como sobreviver. Em vão procura o antigo sócio que lhe devia alguns pagamentos dos serviços como escritor, mas descobre que este mora em Brasília. Vanda, sua esposa, também não consegue localizar e não tem tanta coragem de falar com ela, afinal ele a abandonou.
Estava desesperando-se quando o telefone do quarto do hotel onde está hospedado toca sem parar. Ao atender, a voz do outro lado da linha se identifica como cônsul da Hungria e lhe diz que uma editora da Hungria está tentando entrar em contato com ele há bastante tempo por que estão interessados em repetir o sucesso dos sonetos escritos por ele e lhe enviavam a passagem e o visto de permanência.
O escritor que tinha encomendado os poemas para ele, confessara que não era bom de poesias pois a editora pedira para ele uma segunda parte com outros poemas. Então, tivera que dizer que não fora ele quem os escrevera. Ao chegar em Budapeste, Kriska o está esperando, grávida de seu filho. Ele começa a viver um sonho ao ter seu livro publicado e ao ser bem aclamado pela crítica.

Nenhum comentário: